terça-feira, maio 30, 2006

A revista - blue Wine




Saiu em Abril uma nova revista de vinhos e gourmetismo em Portugal, esqueci-me de dar o destaque devido e merecido: blue Wine.

Aconselho a todos aqueles que se queiram iniciar nestas coisas. Grafismo extraordinário, artigos com muito interesse e uma abordagem urbana, pop e acessível da temática, sem deixarem de ser técnicos. Nada da habitual abordagem «secante» e balofa. Excelente revista.

O quadro de colaboradores é extraordinário. Jancis Robinson, uma das mais conceituadas críticas de vinho, a guru dos vinhos portugueses no estrangeiro. Richard Mayson, a «enciclopédia» viva do vinho, outro guru dos vinhos portugueses no estrangeiro. Luis Gutierrez, a mais moderna e relevante «personagem» espanhola, um espanhol iberista e internacional, do El Mundo Vino.

E finalmente, Rui Falcão. Faço-lhe o destaque porque, para mim, é o melhor crítico de vinhos português. É-o, porque não se limita a interessar-se pelos vinhos portugueses, é um verdadeiro cosmopolita dos vinhos, está à vontade com vinhos austríacos, alemães, italianos, franceses, espanhóis, chilenos, argentinos, australianos e de outros países, mas mais do que à vontade, conhece-os e divulga-os sem complexos (zero «do que é nacional é bom»). É-o, porque na sua postura crítica dá destaque a vinhos, castas e regiões, normamelmente, esquecidos e menosprezados em Portugal, como os colheitas tardias e os moscáteis, a siria, a baga e a godelho, as Beiras e Madeira. É-o, porque utiliza uma outra linguagem, digamos, alternativa a normal linguagem da crítica de vinhos, nota-se que também lê romances. Leio o Guia Os 5 Às 8. Eu gosto do estilo do Rui Falcão e não o escondo. E tenho o privilégio de o conhecer.

Aguardo com ansiedade o próximo nº da blue Wine.


Abílio Neto

Sem comentários: