sexta-feira, março 10, 2006

A música – Chasin’ the Jazz Gone by, The Five Corners Quintet




Outro projecto do finlandês Tuomas Kallio, o anterior era o Nuspirit Helsinki, no qual partilhava o papel principal com Kim Rantala, que também aparece, e muito, por aqui. Se no NH a coisa passava principalmente pela bela (e fria, apesar da voz da Nicole Willis ) visão nórdica da soul e do funk, com incursões fortes de latin-jazz; agora e aqui, na FCQ trata-se de uma leitura apaixonada e muito elegante do jazz, de um jazz para pistas de dança - a textura electrónica e o groovy dos instrumentos tradicionais -, mantendo-se, contudo, uma componente latina muito forte, o que torna este cd excepcionalmente credível, mesmo quando intencionalmente, se sente nele algo de nostálgico, algo de antigo que se gosta. Muito bom.

Não me canso de o ouvir, acalma-me e transporta-me. Blue Cycles (cantada pela Okau) e This Could Be the Start of Something (cantada por Mark Murphy, tenho que descobrir esse velho). Para quem goste, há algo de Koop, da Compost Records, do Cool Jazz e da Bossanova conforme entendida por Quincy Jones, por aqui. Imperdíveis as canções, imperdível o album.

E a capa Sres., a capa é linda. Apetece beber um Chadornnay, fermentado em barrica, enquanto se olha para el, sugiro o Quinta da Alorna Chadornnay Reserva 2004. Já agora com o som do cd ao fundo.

Abílio Neto

Sem comentários: