quinta-feira, março 30, 2006

A arte - Museu do Chiado, O Olhar Fauve



Museu do Chiado
O Olhar Fauve na Colecção do Musée des Beaux-Arts de Bordeaux
12 Janeiro – 19 Março.

Com obras de Auguste Chabaud, Jean Gabriel Domergue, Othon Friesz, Oskar Kokoschka, André Lhote, Albert Marquet, Henri Martin, Henri Matisse, Jean Puy, Pierre Auguste Renoir, Chaim Soutine, Félix Vallotton, Louis Valtat.

Com algum atraso, porque a Exposição, que era temporária, já saiu no dia 19 de Março do Museu do Chiado, julgo dever deixar aqui pormenores do que vi.

Antes de entrar na exposição itinerante, aconselho uma visita ao Museu do Chiado, pelo edifício, pela sua colecção (voltei a ver o quadro «Jazz» de Almada Negreiros, por isso já valeu a pena) e também pela própria zona circundante, que é o mais belo passeio da Lisboa Cosmopolita.

O bom das exposições itinerantes sobre os movimentos culturais é que temos a oportunidade de poder apreciar a amplitude e a profundidade deles, não se centrando somente nos grandes mestres e/ou nas grandes obras, que normalmente estão nas mãos de coleccionadores privados ou dos grandes museus das grandes capitais. Não estava a espera de ver grandes Matisses e grandes Renoirs, estava a espera de ser surpreendido por outros autores com as suas outras obras menos vistas, e consegui ser, nomeadamente, por Albert Marquet (Bordéus, 1875-1947) e a sua obra.

Impressionou-me, impressionismos à parte, a saturação de cores, grandes traços, a utilização constante de tons cinzas e azuis nas margens dos brancos e figuras, figuras em contexto, sem faces, com expressão, em contraste com a luz, e o quadro «Nu dit, nu fauve» (foto acima), que diz tudo.

Outro destaque, Chaim Soutine. Que obra, que personagem e que vida!

Ao movimento fauve pode-se lhe acusar de ser demasiado decorativo, não se lhe pode etiquetar de pouco diverso e pouco livre. Foi bom perceber isso. Apesar de os pré-modernistas, nem os próprios modernistas me entusiasmarem, eu sou da geração do choque.
Abílio Neto

1 comentário:

Abílio Neto disse...

Caro Brassa,

Não vou perder não, garanto-te!
E à da Galeria do DN também não vou perder, a da Colecção Berardo.

Epá, sabes de alguma africana nestes dias? Com interesse, claro está? Nada de pescadores, canoas e põr de sol!

Abraços,

Abílio Neto