segunda-feira, dezembro 11, 2006

O valor - Festival Hola de Cinema Ibérico




Na quinta-feira passada estive no Cinema São Jorge em Lisboa na Gala de Abertura do Festival Hola.

Gostei de estar. Gostei da festa. E gostei muito do 1º filme exibido, a ante-estreia em Portugal de «Babel» realizado por Alejandro González Iñarritu («Amor Cão» e «21 Gramas»), com Brad Pitt, Cate Blanchett, Gael Garcia Bernal entre outros. Simplesmente genial. Sobre ele voltarei com mais calma, porque já é um dos meus filmes do ano. A banda sonora e o argumento são soberbos.

Parece-me que, desta vez, Lisboa pode ter um festival de cinema a altura, ou seja, influente e decisivo, na promoção da cinematografia que lhe serve de tema. Parece-me convir que a cinematografia portuguesa poderá beneficiar da associação a espanhola, desde que não prevaleçam os habituais complexos.

Pelo dia de abertura, deu para ficar com a ideia que aposta está feita, falta saber que resposta dará a cidade, o público, os promotores, os media e os agentes e as gentes do cinema.

Sinceramente, enche-me de orgulho saber que a mentora, gestora e directora da iniciativa que seja uma mulher, uma mulher africana, uma mulher africana negra e uma mulher africana negra que eu conheço, a Ossanda Forge.

Da Ossanda já conhecia o bom gosto, a atenção (óptima anfitriã, espero ter estado à altura quando tive a oportunidade de recebê-la em minha casa, se não, outras oportunidades surgirão), a determinação nas opções, a convicção para realizar, faltava-me saber se era capaz de fazer e fazer bem, pois, a resposta está na organização do Hola Lisboa. Parabéns Ossanda.

Mais orgulhoso estou por saber que o Angelo Torres faz parte do júri.

E ainda orgulhoso por a Gala ter sido apresentada pelo Hoji «Henda» Fortuna, diga-se, que com alguma insegurança, alguns momentos menos conseguidos, mas no geral bem também, o descaro e a alegria do apresentador fizeram o equilíbrio.

Aconselho visita ao site oficial: www.holalisboa.com

Abílio Neto

Sem comentários: