quinta-feira, dezembro 07, 2006

A figura - Ed Bradley (1941 - 2006)




(1941 - 2006)

Vieram-me lágrimas aos olhos, mas enxotei-as, já explico, não chegaram a sair.
Não sendo um tipo de grandes emoções, emocionei-me ao ver na SIC Notícias, no passado 18, o especial «60 Minutos» em homenagem ao Ed Bradley.
Não vou estar para aqui a dizer quem era o Ed Bradley, muito menos vou dizer porque é que ele deve ser admirado e ainda menos que eu era um fã dele, e sou, um fã absoluto do «60 Minutos» da CBS, que passa na SIC Notícias ao fim de semana. Da qualidade jornalística é que não falo mesmo.
Desde sempre, digamos que há 20 anos, venho dizendo aos meus amigos que quando chegar aos 40 quero fumar cachimbo, ser bem gordo e exibir uma barba precocemente branca, os dois primeiros estão de molho, mas em evolução, enquanto que o terceiro, está vaidosamente conseguido. Tenho a barba branca, sinto-me mais cool e seguro, e quando penso no Ed Bradley vem-me logo a cabeça a sua barba branca e o seu olhar tranquilo - tranquilo até entrevistando o Timothy MCveigh - , mais seguro fico.
(Não vale rir, é que eu não posso falar do Ed Bradley sem falar do seu fabuloso estilo e da sua discreta vaidade, resumindo, o homem era a personificação do coolismo, até no seu profundo amor ao jazz).
E não deixei as lagrimas sairem porque seria ofender a homenagem que se pretendia fazer a um ser cool.
Com atraso, tenho que assumir que deixa-me saudades.
Abílio Neto

Sem comentários: