quarta-feira, junho 06, 2007

A Ota - A Descolonização e Portugal



Sendo inevitável, porque vivo em Portugal, venho acompanhando, com alguma reserva higiénica, o debate sobre a construção do novo aeroporto de Lisboa.

E do insuportável barulho a volta, a única coisa que não me sai da cabeça, zumbe-me mesmo aqui dentro, é ter chegado a conclusão que os portugueses são os melhores «hesitadores» - pessoas inspiradas que fazem de hesitar uma qualidade indispensável para a boa decisão - e que, por isso, este país está cheio de «exitadores» - tipos que passam a sua vida a aplaudir ou a apupar os «hesitadores», normalmente, são opinion makers, putativos ou de facto, ou especialistas de qualquer coisa. Portugal consegue ser o único sítio do mundo em que o êxito de muita gente está associado ao aplauso e / ou ao apupo, alguma dessa muita gente, consegue aplaudir e apupar x 2, ou seja, em simultâneo, é o êxito do olha-que-eu-bem-avisei, sem que se perceba qual foi o aviso ou o seu sentido.

A volta de um projecto de construção de um aeroporto cria-se tanto fuzz estúpido, que sou obrigado a imaginar como teria sido a discussão sobre a Descolonização, com os quase - mesmos «hesitadores» e «exitadores», sim, porque em Portugal é quase sempre o mesmo pessoal a fazer, a não fazer ou a desfazer tudo.

Assim, vendo o que se está a passar com o novo aeroporto de Lisboa, se explica o hesitante êxito da Descolonização.

Até há pouco tempo, ainda tinha dúvidas, sobre a forma como teria sido feita a discussão sobre a Descolonização em Portugal, agora, deixei de as ter.

Abílio Neto

1 comentário:

HNunes disse...

Não sei se diga "elementar meu caro Watson", se me deva rir ou qui çá dizer-lhe que mesmo que esta não tenha sido perfeita, não estávamos preparados para sermos independentes. Mas, isso são outros quinhentos.
HN