quarta-feira, maio 30, 2007

A música - Álibi, Maria Betânia




Chega o verão, chegam mil dúvidas, deve ser do calor. A maior das dúvidas, que tem muito que ver com o criar de disposição para aguentar o sol e a excitada estupidez que passa a marcar ambientes e pessoas: o que é que eu vou ouvir?

Eu já me decidi. Boleros. Optei por passar o verão assim, a ouvir música lenta, bem lenta, mas com ritmo, para dançar, feita para ambientes canalhas e nocturnos, carregada de dramas e de verdades e cheia de mentiras e traições, sempre, em absoluto, canções cantadas por mulheres. Tudo simples, tudo longe do tango.

Sei que o sol dos boleros - é mais um sol do inverno ou um sol dos trópicos, um sol que faz mesmo falta, um sol essencial - , não trasmite a mesma luz que o sol do verão europeu - sol excessivo e desnecessário -, mesmo assim, vou correr o risco.

Infelizmente, já não há muitas boleristas puras, o que dificulta a aquisição de novos cds, contudo, felizmente, ainda há duas grandes cantoras de boleros vivas: Chavela Vargas e Omara Portuondo. Qualquer uma delas, grande cultora do bolero filin, todo ele sentimento, jazz e feeling. Mas, para mim, já não são opção, de tanto ouvir, Cansei de Omara Portuondo (COP) e Cansei de Chavela Vargas (CVV), curiosamente, boas siglas para bandas pop.

E depois, há uma outra grande cantora de boleros , que sendo improvável, é-o, Maria Betânia.
Nesta fase, tenho estado a ouvir o «Álibi», extraordinário álbum de 1978. O Meu Amor e Negue são dois boleros do outro mundo, a carga melodrámitica como a Betânia as interpreta eleva estas 2 canções aos pincaros, o tempo fez o resto, clássicos.
Abílio Neto

2 comentários:

fdesousa disse...

Então e o Mi nina Lola de Buika. è de 2006, mas, è muito refrescante

Abílio Neto disse...

Sousa,

É muito bom o «mi niña lola» da Buika... Está no meu best 2006. Ok, estás a ouvir os cds da tua irmã!

Olha, e tens que ouvir a Estela Morente, excelente, num genero mais flamenco, mas com uma elegância invulgar.

Abraços,

Abílio Neto

PS: vou pôr os meus últimos best 2006... Ainda não recebi do fisco...