quinta-feira, setembro 28, 2006

A vida - O must feminino do verão passado






Agora que já estamos no Outono e tudo está melhor, menos sol, luz mais intensa, dias mais curtos, mas noites mais longas e vem aí o frio, para cobrir-nos e bem de roupas, devia ser obrigatório ter saudades da camisolas de gola alta, com atraso, resolvo recordar-me do que deveria ter sido o melhor do verão que já passou, mas não foi.

Do Verão, por norma, deliro com os vestidos. Deliro com mulheres que usam vestidos. E nesse particular, em Portugal, Nuno Baltazar com a sua colecção Primavera / Verão de 2006, não deu hipoteses, ganhou de cabazada.

Nuno Baltazar inspirou-se nos vestidos de cocktail dos anos 70 para conceber essa colecção, que para mim a sua melhor. Fez assim uma viagem ao universo feminino das últimas três décadas do colonialismo português em África. O resultado foi um puro deleite de memória visual.
O mais espantoso é que me fez lembrar algumas fotos da minha mãe e das minhas tias sentadas nos bancos dos jardins de São Tomé, a cidade, quando havia jardins, com os seus simples, mas magníficos vestidos de chita.
O mais chato é que vi poucas mulheres com vestidos nas ruas de Lisboa. Significativo, não.
Abílio Neto

Sem comentários: