sexta-feira, abril 13, 2007

A ousadia - O Engenheiro, um País, a Realidade e um Outro País



Há coisas.

Anteontem vi a entrevista ao Sócrates na RTP. Vi quase toda.

Parece que perdi a parte em que o Primeiro-ministro hipotecou qualquer hipótese de vir a ser reeleito, foi quando «desconsiderou» a classe dos «engenheiros» deste país, ao insinuar que o título, o de engenheiro, repito, engenheiro, é mera prática social; parece-me que ele não deve saber onde está e se não sabe atrevo-me a dizê-lo: «Caro José Sócrates, você está em Portugal, não se meta com os Engenheiros... e, já agora, agradeço que não se meta com os Doutores também»!

Enquanto via a entrevista, 50 minutos de justificações sobre um diploma, veio-me a cabeça uma entrevista do Bill – I Did not Have Sexual Relations With That Woman - Clinton a justificar com dispensável desfaçatez o que fez ou desfez com a Mónica Lewinsky e também pensei em Espanha, sim, outro que quer comparar; não, outro que vai comparar, mesmo.

Espanha.

Há duas semanas, numa quarta-feira também, a TVE emitiu, mais ou menos a mesma hora, o Tengo una pregunta para Usted, um programa apresentado pelo Lorenzo Milá e que consistia em 100 cidadãos comuns fazerem perguntas ao Presidente do Governo José Luis Rodríguez Zapatero, vulgo, ZP. Foram feitas 42 perguntas em quase 3 horas.

Num clima informal, dentro do possível e do orquestrado, o Presidente e o Apresentador em pé, face a plateia da mais representativa Espanha, ou seja, da esquerda à direita, porque Espanha é isso, um país de uma coisa ou de outra.

Como não podia deixar de ser, as questões andaram a volta da ETA, dos Atentados de 11 de Março, da Guerra do Iraque, do Desemprego, da Habitação, da Relação com a Igreja, da Lei da Paridade, dos Mileuristas – uma nova classe que os espanhóis inventaram, pessoas que ganham € 1.000, e que têm que viver «só» com esse salário, o equivalente aos «Quinhentistas» portugueses -, enfim, e perguntas sobre outros temas.

Mas, de todas perguntas, gostei mesmo foi desta:

Um dos 100 espanhóis: Cuánto vale un café?

Zapatero: ... 80 céntimos! – Disse o Presidente, depois de uma pausa de surpresa, algo comprometedora, mas segura.

Foram 8 dias de discussão entre opinion makers a ver se o preço da chávena de café do Presidente era real.

Ainda Espanha.

Na segunda-feira, a Ministra da Educação espanhola anunciou uma reforma ao plano de estudos para o ensino superior, do pacote consta a unificação das engenharias, resumindo, deixa de haver a diferença entre o bacharelato e a licenciatura.

Abílio Neto

Sem comentários: