terça-feira, abril 10, 2007

O balanço - A minha World Music 2006










5 World. Também com muito atraso.

-
Buika – Mi Niña Lola

Excelente. Desapareceu Concha, ficou Buika e Jodida Pero Contenta. Um registo mais acústico, mais intenso, talvez por ser mais flamenco e mais copla, até tem Ojos Verdes, esse classico, cuja inovação na sua interpretação julgava impossível de superar após Martirio, estava enganado, e bato palmas por isso.

- Martirio – Primavera en New York

Sabedoria. Para quem não a conhece, é aquela Sra. de óculos escuros - que leva sempre - e leque que está na assistência quando Caetano canta no Hable com Ella de Almodovar. Martirio é uma filha / mãe da movida, talvez por isso, já fez tudo na música, tentou a pop alternativa, bem, reinventou o flamenco, bem, urbanizou a copla, bem, tudo com um toque de jazz. Neste cd, pega em tudo o que fez antes e faz jazz.

- Gotan Project – Lunático

Tango. Não podia esperar que os G P voltassem a criar uma composição tão marcante como Críptico, bastou uma vez e chega, só lhes pedia que mantivessem a postura, escrevessem grandes canções e que elaborassem uma obra que eu pudesse dar a ouvir com gosto e entusiasmo nos jantares lá em casa, portanto, cumpriram com alta distinção.

-
Mombassa – African Rhythms & Blues

Repescado. Album editado em 1975 e reeditado agora, ainda bem. Eu pergunto: como foi possível esta obra andar escondida tanto tempo? Lou Blackburn foi um visionário, a música é o titulo do cd, só falta pôr lá jazz.

- Lura – M’bem di fora

Consensual. É a melhor e continuará a ser a melhor caboverdiana da nova geração. Explico. Apesar deste album não ser tão bom como Di Korpu com Alma, Lura é Lura, é urbana, é cosmopolita, consegue ser caboverdiana sem exageros – o que é raro - e tem uma grande voz. De qualquer forma, este ano, também do mundo de Cabo Verde, vieram as coisas musicalmente mais interessantes da África Lusofona, Dane e , por sinal, caboverdeanas, urbanas e cosmopolitas, só lhes falta serem Lura. Vão ter o seu tempo.



Abílio Neto

Sem comentários: