sexta-feira, fevereiro 02, 2007

O alívio - O fim de Harry Potter



Que alegria!

Aconteceu agora mesmo de manhã, enquanto vinha de carro para o trabalho, ouvi na rádio, na Antena 1, que ao 7º, a J.K. Rowling anunciou a data de edição do último livro da série Harry Potter, 21.07.2007.

Harry Potter and the Deathly Hallows ou em português, conforme já se anuncia, Harry Potter e os Mortais Santificados.

Pessoalmente, recebi a notícia com esfusiante alívio, já tenho a garantia de algumas coisas:

1 - A médio prazo, nos transportes públicos, vou deixar de ver o exército maoista de leitores de Harry Potter olharem para leitores de outros livros como se fossem diabólicos reaccionários;

2 - A médio prazo, nos jantares com amigos, vou deixar de ser obrigado a ouvir toscas dissertações sobre a importância literária da série;

3 - A médio prazo, em todo o lado, vou deixar de irritar-me cada vez que oiço a patética defesa da vertente pedagógica deste fenómeno de vendas, «é bom, porque os miúdos começaram a ler», sem ter de comentar, para mim, «é mau, porque os miúdos podem bem começar a ler outras coisas!»;

O Harry Potter acabou, o Senhor dos Aneis já tinha acabado, agora só faltam os livros do Paulo Coelho e do Dan Brown acabarem, é a minha melhor esperança para o médio prazo, com a aborrecida certeza que outros virão, do mal o menos, já vou pensando no renascer da Margarida Rebelo Pinto, mais gira, nome mais longo, bom blog, terrena e térrea.

Tudo escritores que nunca lerei.

Abílio Neto

1 comentário:

HNunes disse...

Bem cheguei ao fim do seu blog. Comentei uns e outros, não me apeteceu de todo.

Motivo pelo qual comento este:
- pela sua antipatia pelos autores referidos. Legítima e de pleno direito claro.

Venham mtos Harry Potter porquê? nunca vi a putalhada tão incentivada com a leitura. Não acha isso bom? Ou será melhor lerem a Maria? Não tenho nada contra a revista e leio-a qdo vou ao cabeleireiro.

Qual é o mal de se incentivar o imaginário dos putos? Meu caro, eles não ficam broncos por lerem o Harry ou J. R. R. Tolkien. Ficam aparvalhados sim, qdo alguém lhes fala da pureza de um vinho como se isso fosse importante. Acredito que para si seja tal como para eles e outros, ler os autores que atrás referiu é importante.

Respeito a sua opinião e vivendo nós numa democracia, tem todo o direito de a expressar da mesma forma que eles têm o dto de ler esses livros.

Já agora imagine 50 jovens, com idades compreendidas entre os 16 e os 18, que escrevem tudo com "X" e "K", alérgicos a livros, numa tarde de 40 graus, deitados no chão de uma sala em silêncio completo a ouvir ler o Hobbit.

Aiiiiii desculpe, aposto que fez algo como UGHHHHHHHHH... que horror.. Pois é, caríssimo, volvidos 6 anos, os que atrás referi que nada liam hoje, já abrem F. Pessoa, Eça, etc e escrevem...

Não acredito que vç, homem culto pelo que vi nos seus artigos, acredita sinceramente nesse alívio que sentiu, pelo facto de o tadinho do H. Potter ter chegado ao fim.

Qtos aos outros que enumerou, li-os todos e outros mais e garanto-lhe que não me sinto mais pobre culturalmente.

De qlqr forma, parabéns pela coragem que teve em criticar algo que por acaso até é pedagógico. Se por acaso for pai, não compre livros do Tolken, nem Mia Couto ou aqueles da Anita, ou do Pantufas. Naaaaaaaa, comece... por sei lá, gastronomia.

Gostei do Blog, vou continuar a visitar este seu canto.
HN