quinta-feira, janeiro 19, 2006

A minha música de 2005








O meus CDs do ano 2005, refiro-me aos comprados, de forma aleatória.


- Jamie LiddelMultiply
O melhor álbum de um branco disfarçado de branco de todos os tempos. Justin T não conta, porque só tem uma grande canção, que não é dele, apesar de saber dançar.


- Loleatta HollowayThe Anthology

Gozo absoluto ouvir o original de «Runaway», depois de tê-la ouvido até a exaustão na voz da India, delicioso. O original é sempre melhor, mesmo quando a versão é soberba, pode-se concluir tranquilamente, por este exemplo.


- Roisin MurphyRuby Blue
Canta de volta a rapariga dos Moloko, com o Herbert, que sozinho, em 2005, não esteve a altura. Cantar para dançar é fácil, sgundo a Roisin.


- Concha BuikaBuika
Já a conhecia como cantora, por exemplo, de «Jaleo» do Rainer Truby Trio, cantava que se fartava. A grande surpresa veio com o seu 1º CD, genial, a mistura de soul, afro-funk, jazz e... flamenco, mais quando a Concha é originária da Guiné Equatorial. «Jodida pero contenta», o melhor título de uma canção no ano passado.


- Hird - Moving On
Excelente. Depois de Koop, que infelizmente se mantêm em silêncio, da Suécia chega este objecto de extremo bom gosto e elegância, música para acompanhar um bom chardonnay no verão e um bom touriga nacional no inverno. E a voz de Yukimi Nagano que já cantava no «Waltz for Koop»!


- AmerieTouch
Sem Aaliyah, por impossível, e sem Kelis, por ainda estamos com o «Tasty», obrigado Amerie por teres aparecido, graças a ti a ressureição da Mariah passou-nos um poco ao lado, graças ao teu «1 Thing» o mundo foi mais feliz.


Sei que faltam alguns albuns importantes, p/ ex. Kanye, Melo D, Mercedes, Bloc Party, Gorillaz, Fat Freddy's Drop e muitos mais, mas deixo as minhas escolhas.


Abílio Neto




O início.

Pensei que isto fosse ser mais fácil.

Bem, para pôr as coisas a andar resolvi, sem grandes dramas, fazer aquilo que todos os meios ( e fins também) de comunicação fazem nesta altura do ano - até porque este é o meu meio (sem fins) -, um balanço do ano anterior, 2005. O meu balanço.

Penso que com um balanço resolvo uma série de problemas que ia ter de resolver, como p/ ex., explicar a razão de ter decido ser blogger, a razão de ser do próprio blog, a sua linha editorial, a filosofia por detrás etc. Deste modo, quem ler, se é que alguém que saiba ler mesmo perderá o seu rico tempo com isto e desobrigo-me de dar satisfações que não me apetecem dar.

Talvez comece pela música e vá por aí abaixo. Não que a ordem vá obedecer a qualquer critério de preferência.



Desde já, dou a cara, para que não surjam dúvidas sobre o carácter pessoal de todos os posts que serão escritos no meu blog.
Vou a isso, sem problemas.
Abílio Neto